Limpeza de pele: Aprenda como fazer em casa!

A limpeza de pele é um tratamento necessário para remover as impurezas da pele, mantendo saudável e brilhante. Todos os dias a nossa pele sofre com resíduos de maquiagem, bactérias, fumaça e células mortas, tudo isso, a longo prazo afeta a pele tornando-a sem brilho e opaca.

No entanto, para manter a pele saudável e limpa, uma limpeza facial mais completa deve ser realizada pelo menos uma vez por mês. Para aqueles que não possuem tempo para recorrer a uma esteticista profissional, existem muitos métodos simples para purificar a pele, eliminar cravos e hidratar o rosto sem ter que recorrer a ferramentas profissionais.

A seguir, algumas dicas de como fazer uma limpeza facial em casa e os métodos de aplicação.

Como fazer uma limpeza de pele

Para fazer uma limpeza de pele com os mesmos efeitos de um profissional é muito fácil. Basta seguir os 4 passos básicos: preparação, esfoliação e hidratação.

Preparação

Antes de prosseguir com os seguintes passos, é importante que a pele do rosto esteja perfeitamente limpa. Portanto, será necessário remover todos os residuos com a ajuda de um sabão neutro ou um removedor de maquiagem. Também é aconselhável amarrar o cabelo para deixar todas as partes do rosto livres.

Para limpar a pele em profundidade, será necessário abrir os poros, que são os orifícios de abertura das glândulas sebáceas, que são frequentemente obstruídas. São elas que causam as pequenas inflamações, como espinhas e cravos.

O melhor método para abrir os poros é o uso de vapor, pois prepara a pele para uma limpeza posterior. As esteticistas usam máquinas especiais para fazer este tipo de sauna facial, mas há uma maneira simples e eficaz de fazer em casa. Bastar seguir as instruções:

  • ferver uma panela de água;
  • uma vez que está fervendo, retire a água do fogão e despeje em uma bacia;
  • cobrir a roupa com uma toalha e inclinar-se sobre a bacia, mantendo a distância para evitar queimaduras;
  • permanecer na posição acima por pelo menos 15 minutos para que a pele absorva os vapores liberados;
  • extrair cuidadosamente os cravos e espinhas.

No caso de cravos resistentes a este tipo de tratamento, é aconselhável usar um composto à base de camomila. Basta seguir os passos acima, adicionando 4 sachês de camomila. Este composto ajudará a purificar a pele mais profundamente.

Esfoliação

Para promover a esfoliação da camada superficial da pele, será necessário descascar e eliminar todas as células mortas. Para esta fase da limpeza facial, podemos fazer um esfoliante caseiro com três ingredientes simples, basta colocar duas colheres de sopa de mel em uma tigela e misturá-las com sal e suco de limão.

Espalhe a mistura no rosto com uma leve massagem, deixe por cerca de 10 minutos e enxágue com água morna.

Hidratação

A hidratação facial é uma fase muito impotante para proteger e hidratar a pele. Para esta fase, você pode optar por usar um hidratante com protetor solar ou por fazer um hidratante de produtos naturais, como óleos essenciais e manteiga de karité. Também é importante prestar atenção na maneira de aplicar o hidratante, o correto é que o produto seja espalhado no rosto com movimentos circulares debaixo para cima. Além disso, se o tempo permitir, recomendamos aplicar uma máscara facial caseira.

Máscara caseira com produtos naturais

Ao escolher a máscara a ser aplicada na face, é importante avaliar seu tipo de pele. Para peles delicadas e facilmente irritáveis, ingredientes como mel, calêndula, camomila e babosa são recomendados.

Se você tem pele oleosa, você pode optar por argila, pepino ou limão. Paras as peles secas a indicação é usar os nutrientes do iogurte, banana e/ou óleo de amêndoas. Vamos aprender como fazer uma limpeza de pele caseira de uma forma natural, aqui estão duas receitas simples e rápidas:

Máscara facial de banana

Ingredientes:

  •   ½ banana;
  • 2 colheres de sopa de mel;
  • 2 colheres de sopa de iogurte branco;
  • 1 colher de sopa de azeite.

Preparação e aplicação: Misture a banana com 2 colheres de sopa de mel e 2 colheres de sopa de iogurte branco. Adicione 1 colher de sopa de azeite e misture.

Em seguida, espalhe a mistura no rosto e deixe agir por cerca de 20 minutos. Enxaguar com bastante água morna.

A banana realizará sua função hidratante e iogurte e mel nutrirá sua pele deixando-a lisa e brilhante.

Máscara facial com argila

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de barro;
  • 1 pote de iogurte com 80 gramas;
  • 1 colher de sopa de óleo de amêndoa.

Preparação e aplicação: Despeje todos os ingredientes em um recipiente e misture bem para unificar tudo, depois prossiga com a aplicação. Com a ajuda de um pincel, espalhe a máscara por todo o rosto e deixe agir por cerca de 20 minutos. Para remover, enxague com bastante água morna.

É sempre aconselhável aplicar um creme hidratante após cada tipo de máscara, escolhida de acordo com o tipo de pele.

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.