Moringa: O que é, benefícios e contraindicações

A moringa, também conhecida pelo seu nome científico Moringa oleifera, é uma planta nativa das montanhas do Himalaia, na Índia. É conhecida em todo o mundo por sua grande quantidade de nutrientes e é considerada “milagrosa” desde os tempos antigos.

Os poderes curativos da moringa estão presentes nas folhas e em suas raízes comestíveis. Seus benefícios tem sido a base para a manutenção de um excelente estado de saúde ao qual até mesmo figuras famosas ou membros do mundo do entretenimento confiaram.

Este é o caso, por exemplo, de Fidel Castro. O homem, que morreu aos 90 anos em perfeita forma física apesar de várias intervenções invasivas sofridas durante seus últimos anos de vida, ele foi um verdadeiro fã dos benefícios dessa planta.

fidel castro moringa

Fidel Castro cultivando Moringa oleifera. A planta que teria ajudando a manter o lider cubano vivo.

Propriedades e benefícios

Veja algumas propriedades e benefícios da moringa:

Rica em vitaminas e minerais

A moringa é rica em Vitamina A, Vitamina B, Vitamina C e grupo B. Contém vários minerais, como Cromo, Cobre, Fósforo, Ferro, Magnésio, Manganês, Potássio, Selênio e Zinco. Também contém aminoácidos essenciais e antioxidantes.

Fonte de Ômega 3, 6, 9

Essas gorduras são muito importantes para o bom funcionamento de nosso organismo. Em particular, eles ajudam o bom funcionamento do coração, cérebro e sistema nervoso.

Antioxidante e anti-inflamatório

Entre as propriedades da moringa destacam-se os benefícios antioxidantes. Nas pesquisas, vários compostos vegetais antioxidantes foram encontrados nas folhas dessa planta. Os antioxidantes são substâncias capazes de combater os radicais livres e, consequentemente, o envelhecimento celular. Além disso, é uma planta com ação anti-inflamatória.

Fortalece o sistema imunológico e combate os micro-organismos

A planta possui diversas propriedades de defesas imunológicas, o consumo constante ajuda no combate de vírus, bactérias e agentes patógenos.

Controla a pressão e o açúcar no sangue

O consumo da moringa ajuda a manter os níveis de pressão, evitando a hipertensão. Também pode ser útil no controle de diabetes, uma vez que ajuda a manter sob controle o nível de açúcar no sangue.

Fonte de energia

Quem consome a moringa, rapidamente sente o nível de energia aumentar. Essa rica planta de alto teor de vitaminas, sais minerais, proteínas e antioxidantes é um excelente complemento para aumentar o nível de energia e disposição.

Aumenta o metabolismo e facilita a digestão

Algumas pessoas usam essa planta para ajudar a promover o emagrecimento. As propriedades da moringa possui a capacidade de otimizar o metabolismo do corpo, facilitando a perda de peso. Também é capaz de facilitar a digestão, neste caso, seu consumo deve ser após as refeições.

Torna a pele mais bonita

A planta é rica em vitamina E e outros antioxidantes. Os agentes antioxidantes são essenciais no combate do envelhecimento, combater os radicais livres e é indispensável para ter uma pele jovem e bonita. Os antioxidantes possuem um papel importantíssimo no combate ao aparecimento das rugas e linhas de expressão.

Como fazer chá de moringa

Vamos aprender como fazer o chá dessa planta:

Ingredientes:

  • 2 colheres de chá de folhas secas de moringa;
  • 600 ml de água quente;

Modo de preparo:

  1. Ferva a água em uma panela;
  2. Adicione as 2 colheres de folhas secas de moringa;
  3. Deixe o chá em repouso por 5 minutos;
  4. Sirva.

Você pode tomar 1 xícara de 250 ml e guardar o restante na geladeira para ser consumido mais tarde. Esse chá também ajuda a combater as dores de estômago e alivia o inchaço.

Contraindicações

Não há contraindicações em relação ao consumo da moringa. Basta prestar atenção quando consumido suas raízes que, ao contrário das sementes, folhas e flores, contém a espiroquina, um alcaloide que pode influenciar negativamente no sistema nervoso.

Por esta razão, não é recomendado o consumo excessivo de raízes de moringa, que são geralmente usadas na cozinha para dar sabor aos pratos. As partes comestíveis da planta, por outro lado, são muito numerosas e não há necessidade de consumir as raízes.

Onde comprar

É possível encontrar a moringa na internet ou em lojas naturais. Normalmente é oferecido em forma de cápsulas, pó ou chá.

Se você quiser comprar um suplemento de moringa, basta clicar aqui para saber mais.

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.