Óleo de Coco : 10 benefícios essenciais para nossa saúde

O óleo de coco é rico em antioxidantes e antivirais, considerado produto nobre com excelentes propriedades que atuam no combate de diversos problemas de saúde. O óleo contém uma alta concentração de substâncias gordurosas úteis para o nosso corpo.

O produto também é muito utilizado na área da beleza, há aqueles que usam nos cabelos, aqueles que apreciam para o cuidado da pele e outras diversas finalidades.

E você conhece todas as finalidades deste óleo? Saiba tudo!

Composição

O óleo de coco contém cerca de 90% de ácidos graxos saturados de cadeia média, que são facilmente absorvidos pelo nosso corpo. Dentre estes, em particular, destacamos a alta porcentagem (até 50%) de ácido láurico, também presente no leite materno, que desempenha um papel valioso para o nosso corpo.

Estes ácidos gordos são ligados à presença de bom colesterol no sangue – para aumentar a presença de lipoproteína de alta densidade (HDL) e diminuir ao mesmo tempo a concentração de lipoproteína de baixa densidade (LDL), o mau colesterol, precisamente.

Como usar

O óleo de coco pode ser utilizado para diversas finalidades, tanto para saúde, quanto para estética. Confira:

  1. Ajuda na dieta de emagrecimento: além dos benefícios do colesterol, o uso de óleo de coco em vez de gorduras animais – como manteiga – melhora o desempenho metabólico. Aumenta a sensação de saciedade e, graças à sua alta digestibilidade, ajuda a tiroide e o sistema endócrino, acelerando o metabolismo. Precisamente por estas razões nas populações que fazem uso extensivo do mesmo, a obesidade não é tão difundida como no Ocidente.
  2. Facilita a digestão: ácidos graxos de cadeia média são enviados para o fígado para produzir energia, de modo a queimar o colesterol ruim mais rápido, antes que ele seja ‘fixo’. Além disso, estes ácidos têm propriedades antifúngicas e antibacterianas.
  3. Dá energia: graças à sua leveza, este óleo é considerado um impulsionador de energia, um alimento capaz de fornecer energia imediatamente disponível a nível físico e mental.
  4. Ação anti-inflamatória: a redução da inflamação é um dos efeitos positivos do consumo regular de óleo de coco.
  5. Ação antiviral: o ácido láurico é convertido em monolaurina, proporcionando benefícios para o sistema imunológico, contra vírus e doenças.
  6. Benéfico para a pele e cabelo: graças à abundância de vitamina E, o óleo de coco tem um efeito positivo sobre a epiderme, no cabelo e no couro cabeludo. É aplicado como uma máscara em cabelos secos e sem vida, na pele irritada e enrugada. Hidrata e mantém ativa a unidade orgânica dos tecidos. Também é usado contra a celulite, para suavizar a pele na preparação das pernas e como removedor de maquiagem.
  7. Dentes brancos: os ácidos graxos presentes no óleo atuam clareando os dentes, eliminando a placa bacteriana e as bactérias e protegendo as gengivas.
  8. Cândidíase e herpes labial: as propriedades fungicidas dos ácidos graxos protegem e curam as infecções fúngicas, como a cândida. Com aplicações regulares, o óleo de coco é inserido na membrana do vírus, destruindo-o. Também ajuda a tratar a dermatite e o herpes labial.
  9. Aumento da resistência óssea: o óleo de coco melhora a absorção de importantes micronutrientes, como a vitamina D e o Cálcio, em benefício dos nossos ossos.
  10. Benefícios psicológico: o óleo de coco pode ajudar a aliviar a depressão e a ansiedade e estimular a produção de hormônios.

Óleo de coco natural

Quando falamos em óleo de coco natural ou orgânico são produtos que possui uma diferente preparação, sem uso de pesticidas e fertilizantes químicos. A escolha de alimentos, sem agrotóxicos, garante uma melhor saúde, os males causados pelos agrotóxicos vão desde toxicidades agudas até câncer e doenças neurológicas.

Óleo de coco virgem

Quando encontramos no rótulo que é um azeite ou óleo virgem, podemos ter a certeza de ter que lidar com um produto prensado a frio, que respeita as qualidades organolépticas da matéria prima. Se o óleo é virgem, nenhum aditivo químico é adicionado para facilitar os processos de extração. Então, estamos lidando com um produto cru, que não é pasteurizado, descorado, hidrogenado ou refinado.

Óleo de coco extra virgem

Respeita o mesmo processo do óleo virgem, cujo objetivo é respeitar as qualidades organolépticas da matéria prima. Esse óleo será classificado de acordo com parâmetros físico-químicos e sensoriais, tais como, acidez, índice de peróxido, absorção de ultravioleta e outros fatores que classificam a pureza.

Dentre esses parâmetros, quando a acidez é abaixo de 0,8% o óleo é classificado como extra virgem.

Onde comprar

É possível comprar óleo de coco em lojas especializadas em produtos saudáveis ​​e naturais, ou em lojas de suplementos alimentares. Aqui estão algumas lojas que você pode comprar online: netshoes e icabelos.

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.